/Users/viriezemberg/Documents/UFPR/GRUPEEQUI/esportes/imagens/Turfe.jpg

Turfe

Popularmente conhecido como “corrida de cavalos”, o turfe nada mais é do que a corrida de cavalo legalizada e fiscalizada, que possui o objetivo de vencer o páreo contra outros animais.

 

Criado na Inglaterra, por volta do século XVII, o Turfe tinha como função de entretenimento e foi desenvolvido de acordo com a criação da Raça Puro Sangue Inglesa, a qual teve toda sua seleção baseada na aptidão para corrida.

 

No Brasil o esporte chegou em meados do século XIX, e já teve sua permanência garantida através dos principais Hipódromos, os quais são regulamentados e fiscalizados periodicamente, participando de associações do cavalo Puro Sangue Inglês e provas classificatórias para os Grandes Prêmios.

 

Principais Hipódromos Brasileiros:

 

·       Hipódromo da Gávea / Jockey Club Brasileiro (RJ)

·       Hipódromo do Tarumã / Jockey Club do Paraná (CWB)

·       Hipódromo de Cidade Jardim / Jockey Club de São Paulo (SP)

·       Hipódromo do Cristal / Jockey Club do Rio Grande do Sul (POA)

 

Atualmente existem mais oito Hipódromos que promovem corridas em pista oval, e outras duas em cancha reta no Brasil. Os dois Hipódromos que promovem as provas de cancha reta permitem páreos de cavalos Quarto de Milha e Paint Horse, outras duas raças de velocidade. Na categoria de cancha reta, as corridas possuem traçado entre 300 e 500 metros, enquanto as voltas fechadas variam em 1500 e 2000 metros, e os grandes prêmios chegam a possuir traçado de 4000 metros.

 

As distâncias mais comuns são denominadas:

 

·       Fundistas (provas de resistência, com 2400m percorridos)

·       Milheiros (provas de uma milha, 1600m)

·       Sprinters (provas de velocidade, 1000m)

 

Para a participação nas provas, os animais devem possuir laudos veterinários que comprovam suas condições para correr, exames de Anemia Infecciosa Equina e Mormo em dia, e histórico de lesões. Antes de cada prova os animais são examinados por médicos veterinários, que analisam sua frequência cardíaca, temperatura corporal e peso. Se estiverem dentro das condições exigidas, o cavalo é encaminhado para a pista e autorizado à entrar na prova. Caso seja notado alguma claudicação (“manqueira”) ou alteração na saúde do atleta, ele está previamente desclassificado.

 

https://www.youtube.com/watch?v=w-MFW5vWv6w